Wireless Xbox 360 Controller for Windows

Finalmente chegou meu controle, e estou aqui fazendo um "review" dele.
Primeiramente vale lembrar que não é fácil de encotrar o dito cujo no mercado brasileiro. E para ajudar até se você já tiver o controle e quiser somente o receiver, é complicado de achar também.
Vale lembrar que pode-se comprar ele de duas formas, que dão no mesmo resultado de experiência.
Receiver e controle de Xbox tradicional, você compra duas embalagens e sai usando, ou compra tudo num pacote só.
=
A segunda opção seria a mais econômica, mas é mais complicado de achar até lá fora.
 
Agora vamos falar do controle em si. Quem tem um Xbox 360 sabe do conforto de usar esse controle, que é robusto, com um corpo firme, já tive controles que estralavam quando apertados, pareciam que iriam quebrar. Os botões são bons pra apertar, o botão incluído em baixo das alavancas é mais fácil de pressionar que o do controle do PlayStation 2, mas ainda são firmes o bastante pra evitar precionamentos acidentais. As cores ajudam a lembrar da ordem dos botões ABXY, os gatilhos são sensíveis a força, como a alavanca, o que pode ser útil em alguns cenários. E o controle é certificado pela ANATEL para funcionamento como radio emissor. O receiver não foi certificado pois não está oficialmente disponível no mercado nacional. Mas ele segue a mesma especificação do console.
O receiver permite que você plugue até 4 controles ao mesmo PC, além dos controles podem ser adicionados mais 4 head-sets sem fio, ou você pode plugar o head-set com fio no controle, que o windows irá reconhecer como um novo dispositivo de áudio.
 ou

Finalmente vou falar um pouco do setup dele com o windows, o receiver sem fio conecta na porta USB, e vem com um aviso preso no conector dizendo pra instalar os drivers que acompanham em um CD no pacote antes de plugar o mesmo no PC, eu uso Windows Vista x64 e ele instalou diretinho, drivers em 64-bits nativos, lembrando o controle só funciona em Windows XP SP2 ou superior, o que inclui o Vista. O programa instala rapidinho, e nem precisou reiniciar. depois que pluguei ele detectou direto o receiver, que acompanha um guia rápido todo visual, com imagens dizendo a ordem instalar o CD, plugar o receiver, e conectar o controle com o receiver.
Sincronizar o controle com o receiver foi tudo muito simples, o controle vem com vários papéis dizendo da segurança, de como fazer, onde colocar pilhas, coisas boas pra quem nunca viu um controle na frente.
Depois de instalado eu quis ver como ele funcionava, li que ele conseguia integrar com o campo minado e lá fui eu, fazer o primeiro teste, de fato funciona, e até vibra quando acerta uma mina. Chess Titan também permite jogar com o controle. Esses jogos do Windows Vista já estão preparados pro controle, não precisa configurar nada.
Agora vem um pequeno detalhe, o controle roda usando uma tecnologia chamada XInput, que é nova, antes se usava DirectInput, a maioria dos controles disponíveis no mercado usam o padrão mais velho. Com o XInput a vantagem é que os jogos que são da "Games for Windows" não precisam configurar, simplesmente funcionam com comandos ajustados. E até as dicas de tela aparecem com as imagens dos botões coloridos e tudo. O que é uma grande vantagem, já que na época do DirectInput o jogo aparecia um texto "Button 1" ou o que seja, que era terrível, já que quando olho pro joystick não está escrito nele qual o botão 1 na maioria das vezes.
Tem uma lista na wikipedia que diz todos os jogos que tem XInput. Outra vantagem dos jogos XInput, é que eles conseguem usar o "rumble" ou "force feedback" do controle, jogos que usam o DirectInput não conseguem nem detectar que o controle consegue vibrar. Outra disvantagem com o DirectInput é que os gatilhos que são progressivos são utilizados como botão, ou se forem considerados eixos os dois botões ficam presos ao mesmo eixo, o que faz com que se você apertar os dois ao mesmo tempo os jogos velhos simplesmente não entendem o comando e nada acontece.
 
A minha experiencia com Tomb Raider Anniversary, Geometry Wars: Retro Evolved, Lost Planet: Extreme Condition, Spiderman 3, Audiosurf e Prince of Persia: The Two Thrones. Ainda não tive tempo de testar com o Crysis, se mostrou positiva, destes, só o Prince que usa o DirectInput, de fato o jogo veio configurado errado, funções que eram nos botões no console estavam nos gatilhos no controle, o que fez eu perder um tempo configurando. E como previsto não vibrava o controle. Em todos os demais jogos estava vibrando normalmente.
 
O botão do meio "Xbox Guide Button" não tem função no windows, só serve pra abrir um painel que indica as conexões e o estado da bateria.
 
No geral de fato o controle é um ótimo dispositivo, é sem fio, tem uma boa autonomia da bateria, é resistente, inclusive a tombos, confortável. Considerando a dificuldade de encontrar e o preço ainda meio alto, a compatibilidade reduzida com jogos mais velhos, o que em nada impede de usar ele pra jogar. Daria uma nota 4/5 pra ele. Se não fosse pela dificuldade de compra levaria com certeza 5/5.
Esse post foi publicado em Jogos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Wireless Xbox 360 Controller for Windows

  1. Alexandre disse:

    Muito bem feito suas explicações está de parabéns. É bom para quem ainda não conheçe as funções a fundo.

  2. andre disse:

    realmente é um otimo controle pois tenho um muito bem feito

  3. TITI disse:

    Eu usava a bastante tempo controles de PS2 com adaptador para jogar. Esses adaptadores não aceitam drivers por isso os DS2 nunca vibraram. Esse pequeno problema do controle de X360 com jogos mais antigos passam praticamente desapercebidos para mim. Quanto ao problema do eixo Z, sinceramente outra coisa que me passa desapercebido. NFS Most Wanted e Test Drive não sentí o menor problema, em jogos de corrida para quê segurar freio e acelerador ao mesmo tempo???O Microsoft poderia sim melhorar o driver para aceitar o rumble em jogos DirecInput e permitir ajustar o dead zone dos direcionais (NFS Most Wanted pede pelamordedeus por essa regulagem), não custa nada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s