CPU -> GPU -> PPU –> e qual será o futuro dos processadores???

Pra quem não conhece todas essas siglas, ou conhece algumas, vou refrescar a memória de alguns e elucidar os demais.

CPU: Central Processing Unit, ou seja, controla tudo, e "consegue" fazer tudo que precise, por ser generalista demais não consegue fazer algumas coisas tão rápidas como componentes específicos, mas ainda assim é o melhor para processar operações aritméticas simples, e a inteligência artificial por ser algo extremamente genérico, é o melhor processador pra rodá-la

GPU: Graphics Processing Unit, ou seja, consegue fazer operações com imagens em velocidades incríveis comparadas com a CPU, desde reproduzir um vídeo (sim, existem opções para usá-la para isso), e principalmente a manipulação de objetos 3D, aplicar a textura numa superfície, arredondá-la, e aplicar efeitos visuais bacanas em cima, só uma GPU pra conseguir fazer isso em tempo que você veja uma animação de verdade na sua tela, e em 3D. Se for feitos tudo isso na CPU vai parecer que você está assistindo a uma história em quadrinhos…

E finalmente a novata na área

PPU: Phisics Processing Unit, ela é nova porque as coisas na atualidade precisam ser mais reais, e a GPU como disse é boa em lidar com texturas e efeitos em cima das texturas, mas ela não é muito boa pra tratar da física propriamente dita dos objetos que você vê na tela, ela faz parte disso e a CPU faz outra parte na atualidade. Mas se você quer bandeiras tremulando ao vento de forma natural, coisas explodindo em milhares de pedaços, água escorrendo no relevo, enfim coisas que são realmente físicas… Só a PPU pode te ajudar.

Daí você pensa, mas que diacho seria uma PPU, que cara ela teria, onde você ligaria uma coisa dessas… Ela é uma placa de expansão PCI, normalzinha, e todos os PCs de hoje em dia tem slots PCI. Ela de fato não precisa de muitas entradas e muitas saídas, então ela consegue se sair bem em um slot desses e eles tem largura de banda pra ir e voltar tudinho calculado para a CPU e a GPU fazerem o resto do trabalho.

Tá aí uma foto dela (essa montada pela ASUS)

 

E daí com esse tralalá todo você pensa, será que meu jogo vai se beneficiar dessa belesura?

De fato essa parte é mais delicada… Mas AEEEEEE, fiquemos felizes, já são mais de 150 títulos disponíveis que a usam(uma lista parcial)!!! Basicamente todos os grandes títulos têm um pézinho nela. (E você pensa novamente, então se tenho um desses jogos porque preciso de uma se o game já rodou??) Para fisica mais realista horas, e processador mais livre, mais AI, mais efeitos no seu vídeo, enfim, algo mais bacana na telinha.

 

Pra quem ficou curioso, tá aí um vídeo de um jogo que só roda se você tiver uma PPU (CellFactor)

Se você é hardcore e quer ver isso em alta definição clica aqui.

Galera, ficou grande o post, caso queiram mais info, estou aqui, só perguntar nos comentários que completo o artigo.

Esse post foi publicado em Computer and Internet. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s