Melhore o desempenho do seu PC em 3 passos!

Sempre que recebo um pc de alguém pra arrumar, a principal queixa é, meu pc está lento.

Então seguem aqui 3 passos rápidos, que são a primeira atitude a ser tomada para melhorar o desempenho da sua máquina. Lembrando ela não vai ser mais potente, não vamos fazer overclock, nem nada que a transforme em uma super máquina. Mas é como limpar a casa, faça com frequência que o trabalho será leve e rápido. Algo como uma vez por semana, tá bom.

  1. Remova arquivos e programas desnecessários.

    Pra quem nunca viu, segue como fazer. Vá no “meu computador”, clique com o botão direito no seu disco rígido (C: ou onde estiver seu sistema operacional), vá em propriedades e clique em “Limpeza de Disco”, pode escolher tudo que estiver lá, só evite de tirar o arquivo de hibernação (se você usa hibernação, se não sabe nem o que é, pode tirar).

    Para desinstalar programas vá no painel de controle no menu iniciar, e em “Adicionar/Remover Programas” (no Windows XP) ou “Desinstalar um programa” (no Windows Vista), existe uma coluna que indica “Usado”, pra saber o que você menos usa pra poder desinstalar (tem vezes que ele erra), mas ajuda a escolher (se não estiver aparecendo clique com o botão direito nos rótulos de coluna que dá para adicionar essa coluna “Usado”.

    Lembre-se de limpar o “temp”, manualmente. No XP vá em iniciar “Executar…”, no Vista pode digitar naquela caixa de pesquisa do menu iniciar diretamente, “%Temp%” (sem as aspas), delete tudo que conseguir de lá.

  2. Desfragmente seu disco.

    Nas propriedades do disco, como explicado no item acima, vá em “Ferramentas” e escolha “Desfragmentar Agora”, e faça o programa fazer o seu trabalho. (isso é o que mais fará diferença no desempenho)

  3. Passe um Antivirus/spyware

    Finalmente passe um antivírus e um antispyware (ou um que seja tudo junto). Recomendo não usar muito o Avast nem o AVG, pois já tive problemas com eles, ou não detectam o vírus, ou simplesmente não fazem nada.

Estou testando em casa o OneCare da Microsoft, ele faz todas essas etapas e gerencia o backup da máquina, problema que atualmente só roda em sistemas em inglês, e estou com o Trial de 90 dias.

Mas ainda assim o McAfee é bem bom, e leve. O Norton é um monstrinho, mas pega tudo. Kaspersky é bem interessante, leve e eficaz. O Avira pareceu bom. Mas enfim escolha um favorito e mande ver.

Esse post foi publicado em Computer and Internet. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Melhore o desempenho do seu PC em 3 passos!

  1. Mariana disse:

    Primeiro scrap!
     
    Ótima iniciativa luis, vou acompanhar suas dicas😉
     
    Beijos

  2. Unknown disse:

    Muito bom seu post, muitas pessoas serão mais felizes com seus computadores. Muito bacana sua iniciativa, em breve você poderá ter o seu próprio call center e fazer muitas e muitas pessoas mais felizes com seus computadores.
     
    Mas uma vez provado que a culpa não é do computador, e sim da pecinha que o opera.
     
    Parabéns Luis…
     
    ps: o meu antivirus é o Avira, tem se comportado muito bem.

  3. Thiago disse:

    Estas são dicas que costumo usar, eu também possuo um documento com configurações a se realizar no XP (que é meu SO atual) que melhora cerca de 40% o uso dos recursos e a velocidade de boot.Abraços e bons posts!

  4. Edson disse:

    Sobre o antivirus, eu uso o Avira Antivir e acho ótimo. Além de ser leve, nos testes comparativos com outros antivirus ele sempre está na frente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s