Vista x64 contra Windows XP

Vamos lá, falar um pouco de Windows, o que deu um certo pano pra manga lá na empresa.

Muitos rumores a respeito do Vista e seu baixo desempenho, ou de ser um sugador de recursos do pc.

Estou com o meu desde janeiro. Comecei com uma máquina mais ou menos e as primeiras versões, de fato eram sofríveis.

O vídeo piscava toda hora por causa do UAC. ele demorava um bom tempo pra iniciar, e era uma desgraça, enfim, não tinha drivers pra minha placa de som, placa de vídeo, enfim, não me pareceu muito atraente (se bem que quando mudei pro XP, digamos, foi bem pior… ele não me entendia… e demorou bem mais tempo pra surgirem drivers).

Atualmente queria trocar de máquina e aproveitei pra mudar de plataforma. Estou com Vista Business x64 SP1, e digamos, mudou um bom tanto, sempre teve aquele mito de x64 não ter drivers, nada instala, não roda. Quando instalei, até me assustei, veio com drivers mais ou menos de placa de vídeo, mas eram decentes, drivers do som, drivers da placa mãe toda, não precisei de nada demais pra sair usando, e digamos o mais incrível foi a performance. De fato x64 é bem mais rápido, mesmo programa rodando em WoW (Windows-on-Windows), o emulador da microsoft de windows 32 em windows 64. Tive um desempenho melhor do que em 32-bits.

 

Agora para todos que se perguntam sobre esse gráfico aí em cima, tirei ele de um blog da zdnet

XP SP3 vs. Vista SP1 – Which is fastest? by ZDNet‘s Adrian Kingsley-Hughes — In the TalkBack section on my post looking at SP3 benchmarks, _deitrich asked a really good question: Adrian, how about a comparison of XP SP3 vs Vista SP1? Oui? C’est possible? Good question!

Enfim, não troco mais o vista 64 por xp nenhum desse mundo.

Tá, tem todo aquele ceticismo de que as coisas mudaram de lugar, que ficou mais difícil de usar, enfim, alguém se deparou com uma máquina rodando linux, algo tipo Red Hat (essas distribuições horrorosas velhas). E o tempo para instalar, e daí, linux também demora, demora pra bootar, enfim tudo igual, mas vi que tem ganhos em economia de energia no vista que o xp não alcançou, mas isso é papo pra outro dia.

Esse post foi publicado em Computer and Internet. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s